“Vivemos em um mundo completamente diferente daquele de 2019”, diz o presidente da FIDES

Rodrigo Bedoya analisa temas que afetam o dia a dia das seguradoras

O mercado segurador nas Américas e na Península Ibérica está se recuperando do impacto da pandemia, mas ainda enfrenta desafios e precisa entender as novas oportunidades que estão surgindo. Nesta entrevista, o presidente da Federação Interamericana de Empresas de Seguro (Fides), Rodrigo Bedoya, analisa alguns desses tópicos e destaca a importância de eles serem debatidos durante a 38ª. Conferência Hemisférica FIDES que acontecerá no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2023. A Fides é a entidade que representa 20 países da América Latina, Estados Unidos e Espanha.  Assista nos vídeos a entrevista completa.

Pandemia

“O que a pandemia trouxe, além dos impactos econômicos importantíssimos, foi uma aceleração absoluta da adoção da tecnologia”, destaca Bedoya. Esse é um dos grandes legados que o enfrentamento à Covid-19 nos deixa e que veio para ficar, na visão do executivo.  

Transformação digital

Entre as vantagens dessa transformação digital está a criação de relacionamentos mais diretos entre as companhias seguradoras e os segurados, aponta o presidente da Fides.

Impacto da inflação

Um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas seguradoras em todos os países, especialmente da América Latina, é a inflação elevada. Para Bedoya, o caminho para as empresas administrarem bem essa situação é o aperfeiçoamento das precificações de riscos.

Mudanças climáticas

Outra grande adversidade que as companhias precisam saber enfrentar são os efeitos das alterações do clima. “Nos últimos tempos, tivemos sinais muito claros de como as mudanças climáticas estão afetando a ocorrência de catástrofes naturais, que causam muitos danos e, em muitos aspectos, estão cobertos pela atividade seguradora”, comenta Bedoya e acrescenta como as empresas seguradoras podem assumir um papel nessa discussão.

Missão da Fides

O presidente ressalta os papeis e as responsabilidades da entidade na identificação dos problemas e no estímulo de discussões sobre eles para que se encontrem soluções para o mercado segurador.

Fides Rio 2023

A Conferência Fides Rio 2023 será uma oportunidade preciosa para o setor segurador debater a atividade e suas tendências. O evento, que se realizará presencialmente após quatro anos, será muito significativo. “Por que hoje vivemos em um mundo completamente diferente daquele em que vivíamos em 2019, último ano em que realizamos a conferência Fides, na Bolívia”, ressalta o executivo.