Impacto da longevidade no mercado de trabalho

Pela repercussão do tema também na indústria seguradora, ele é um dos eixos de debates na Fides Rio 2023

A tendência de aumento da população idosa é uma situação mundial capaz de afetar fortemente a organização dos ambientes de negócios. Além do custeio de aposentadorias, essa conjuntura global impacta o mercado de trabalho.

Essa é uma conjuntura mundial tão importante que o eixo temático “Longevidade Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado”, que integra a agenda da 38ª Conferência Hemisférica de Seguros – Fides, foi pensado para dar o destaque o assunto necessita.

Trabalhadores estrangeiros

Como enfrentar a mudança do perfil da demografia mundial e sua possível consequência de causar escassez da mão de obra que mantém o motor ligado das economias nas próximas décadas?

Essa é uma incógnita com a qual estão tendo que lidar todos os países que passam pela alteração demográfica e modificação da estrutura etária, com redução da sua população jovem e aumento, no longo prazo, da população idosa.

Os governos de diferentes países estão adotando políticas que passam pelo acolhimento, cada vez maior, de trabalhadores estrangeiros. Isso acontece para evitar queda da produtividade e suavizar as pressões sobre os gastos públicos geradas por mais inativos na pirâmide populacional, o que afeta áreas de saúde e previdência pública.   

Debates na Fides Rio 2023

Pela capacidade que esse tema tem de afetar os negócios, além de demandar proteções que a indústria de seguros pode oferecer, a conferência internacional Fides Rio 2023 abordará os reflexos da longevidade humana e seus reflexos.

O encontro internacional se realizará de 24 a 26 de setembro de 2023, no Rio de Janeiro, e terá palestras e debates do mais alto nível mostrando como os assuntos podem afetar o ambiente de negócios dos seguros.

O evento será realizado em formato presencial e diferenciado em relação às edições anteriores da conferência internacional. Estarão presentes lideranças empresariais, especialistas e autoridades de mais de 20 países, envolvendo a América Latina, Estados Unidos e Espanha, para debater os temas importantes para a indústria seguradora.