Tema é resultado de mudanças demográficas no mundo que estará em debate na Fides Rio 2023
Para responder aos desafios da mudança etária e seus reflexos na mão de obra, já há países que participam do “rouba monte” de trabalhadores, algo que tende a se intensificar nos próximos anos. O rouba monte é um tipo de jogo de cartas em que ganha o jogador que acumular o maior número possível de cartas em seu poder. Nos países latinos, o jogo é conhecido como “Casita Robada”.
A metáfora ilustra bem a adversidade enfrentada pelos países com a adoção da política de atração de profissionais qualificados estrangeiros. Como no jogo de cartas, em que o limite é estabelecido pelo número de cartas do baralho, a estratégia dos países também esbarra na quantidade disponível de trabalhadores em condições de prestar o serviço esperado.
Essa conjuntura do mercado de trabalho global decorre também de uma maior longevidade das pessoas que impacta na demografia e se reflete nas economias em geral. Por isso, o assunto faz parte da agenda da 38ª Conferência Hemisférica de Seguros – Fides. “Longevidade Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado” é um dos eixos temáticos do encontro internacional.
Disputa por profissionais
Recentemente, o governo de Portugal flexibilizou as regras de imigração, em resposta ao envelhecimento de sua mão de obra. Esse processo ocorre em um momento que os brasileiros já representam a maior comunidade de estrangeiros naquele país, quase 30% dos residentes internacionais em terras portuguesas.
Um bom exemplo do que representam as políticas de atração de trabalhadores estrangeiros ocorre no caso do Reino Unido. Ao atrair profissionais de enfermagem do Senegal, acenando com salários até 15 vezes acima do que paga o país africano, o governo inglês produziu uma fuga de trabalhadores, colocando em risco de colapso o sistema de saúde senegalês.
A Alemanha é outro país que dependerá cada vez mais de quadros externos para permanecer como a locomotiva da União Europeia. Institutos econômicos alemães destacam um déficit crescente entre trabalhadores em via de se aposentar e de jovens para sucedê-los no mercado de trabalho. Algo que saltará dos atuais 300 mil postos da força de trabalho para 650 mil em 2029.
O governo alemão já admitiu que haverá uma lacuna de 5 milhões de postos na população economicamente ativa em 2030. Se não fechar esse gap de mão de obra, o país terá graves problemas de produtividade. No momento, a Alemanha já tem 300 mil vagas de emprego abertas. E, no futuro, dependerá tanto de trabalhadores qualificados nas mais variadas áreas quanto de pessoal menos qualificado, como cuidadores de idosos.
Fides Rio 2023
A conferência internacional se realizará de 24 a 26 de setembro de 2023, no Rio de Janeiro, em formato presencial e diferenciado em relação às edições anteriores da conferência internacional. Estarão presentes lideranças empresariais, especialistas e autoridades de mais de 20 países para debater os temas importantes para a indústria seguradora.