O formato da Conferência Hemisférica da FIDES (Federação Interamericana de Empresas de Seguros), que acontece a cada dois anos, foi definido em 1948, no México, quando se realizava a Segunda Edição da Conferência. Desde então, as conferências têm servido como um fórum de análise da questão do seguro e sua função econômica e social nas economias dos países da região das Américas e Península Ibérica.
O Dia Continental do Seguro, celebrado em 14 de maio, também foi instituído como data comemorativa nessa ocasião, com o objetivo de destacar a importância social e econômica do setor. Em 2023, a definição da marca está completando 75 anos.
A Federação Interamericana de Empresas de Seguros é uma organização sem fins lucrativos que representa 20 países da América Latina, Estados Unidos e Espanha e tem a missão de promover o desenvolvimento do seguro e do resseguro por meio da divulgação dos benefícios que o setor oferece às economias e populações dos países membros. (http://fideseguros.com/)
A conferência bianual é um exemplo de iniciativa criada entre os países que visa fortalecer o debate acerca de temas relevantes e, também, promover novos negócios e maior integração na região. “A CNseg entende que para chegar a novas soluções e produtos que atinjam com sucesso as necessidades dos clientes e impacte de maneira positiva a economia, é preciso promover a troca de ideias”, afirmou o presidente da entidade, Dyogo Oliveira.
Fides Rio 2023

Após o período crítico da pandemia de Covid-19, a conferência voltará a se realizar presencialmente, tendo a última ocorrido em 2019. Dessa vez, o palco será a cidade do Rio de Janeiro, nos dias 24, 25 e 26 de setembro. O Rio promoveu outras duas edições: em 1954, aconteceu em território carioca a 5ª edição e, em 1979, quando realizou-se a 17ª.
No evento, temas importantes para o mercado segurador como mudanças climáticas, cenário macroeconômico, aumento da longevidade, transformação digital e segurança cibernética serão debatidos nos três dias. São aguardados cerca de 1.500 participantes entre agentes e executivos da indústria, autoridades e especialistas. Vale destacar que o encontro, além de ser uma grande oportunidade de atualização técnica, prevê diversos espaços e mecanismos de relacionamento e até mesmo atividades culturais.
Para o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), “o mercado precisa seguir atento às necessidades e tendências globais. A indústria seguradora possui um papel fundamental na vida das pessoas e na economia, e nós estamos dispostos a contribuir com um mundo mais sustentável, e convidamos todos os profissionais da área a se unir nesta empreitada”.