Uma regulação em harmonia com a política econômica do país contribui para impulsionar o crescimento do setor segurador. É o que avalia Alessandro Octaviani, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador do setor no Brasil. Bacharel em Direito, e com especializações em Ciência Política e Direito Econômico, Octaviani será um dos painelistas da Fides Rio 2023, a 38ª. edição da Conferência Hemisférica de Seguros, no tópico da transformação digital.
“Estamos observando uma preocupação em estabilizar as boas condições das contas públicas, em promover uma queda sustentável nas taxas de juros, criar novas condições de crédito, impulsionar os programas de infraestrutura. Da parte da Susep, cabe ler esses macrossinais e produzir uma boa regulação para nosso mercado” afirmou o executivo da Susep, em entrevista ao site “Notícias do Seguro”, da CNseg.
Na entrevista (confira a íntegra), Octaviani defendeu o diálogo da Susep com o mercado e antecipou que o órgão criará, em setembro, comissões para estudar formas de aprimorar a contratação de seguros para os riscos oriundos do novo PAC ou da neoindustrialização. “A ideia é promover oitivas com seguradores, segurados e outros atores relevantes e criar os consensos possíveis em favor de melhorias no ambiente de negócios”, afirmou.
Transformação digital

Um dos eixos temáticos dos debates que ocorrerão durante a Fides Rio 2023 é o aperfeiçoamento regulatório e ambiente de negócios no contexto das novas tendências para o setor segurador. Uma delas é a transformação digital, que envolve o uso de novas tecnologias capazes de impactar os canais de distribuição dos produtos e a experiência dos clientes. Por isso, será assunto de um painel específico e do qual participará o superintendente (foto).
Além dele, estarão no painel David Colmenares, Regional Managing Director, Latin America, Allianz Commercial LATAM; Rajat Sharma, Chief Revenue Officer, eBaotech e Roberto Santos, CEO do Grupo Porto.