FIDES Talks 2023: seguro ainda tem bastante espaço para crescer no Brasil, afirma executivo da Prudential 

Apesar do crescimento consistente que o mercado segurador vem apresentando os últimos anos, ainda há muito espaço para crescer, particularmente nos seguros de vida, que já representam 34% do faturamento do setor, afirmou Marcos Spiguel, diretor Atuarial da Seguradora Prudential do Brasil, no FIDES Talks, painel de palestras da FIDES Rio 2023. 

Marcos Spiguel (Prudential do Brasil)

Com base em pesquisa realizada pela seguradora, Spiguel informou que a pandemia deixou os brasileiros mais preocupados com a finitude da vida, com a segurança familiar e com a proteção de seus bens, mas, por outro lado, o desconhecimento sobre seguros, o baixo poder aquisitivo da população e a desconfiança ainda são fatores que comprometem o avanço do setor.  

Produtos mais acessíveis e personalizados

Para reverter esse quadro, o executivo da Prudential aposta na modernização tecnológica, que pode gerar a automatização de processos internos, uma melhor gestão de dados, processos analíticos mais sofisticados, maior integração com os parceiros comerciais e o desenvolvimento de melhores interfaces com os usuários.  

Mas, para além da tecnologia, o setor segurador ainda precisa desenvolver produtos mais acessíveis e personalizados, novos canais de distribuição e mais agilidade no pagamento de sinistros, entre outras ações. 

“Se usarmos todas as informações disponíveis em nossos ecossistemas e tudo mais der certo, dentro de três anos contaremos a história de como os aproximamos dos mercados mais desenvolvidos”, finalizou.