Fides Talks: CEOs de seguradoras da AL estão otimistas

Os CEOs das seguradoras da América Latina estão bastante otimistas em relação às possibilidades de negócios na região, afirmou o sócio líder de seguros para a América Latina da consultoria EY, Nuno Vieira. Com base em pesquisa realizada pela EY, junto a 25 desses altos executivos, Nuno informou que esse otimismo é impulsionado pela identificação de um grande potencial de crescimento, pelo aumento da consciência da necessidade de proteção devido às mudanças climáticas, pela expansão dos canais de distribuição, pelas mudanças no ambiente regulatório e pelo investimento em inovação e tecnologia.

Por outro lado, alguns dos desafios apontados foram a necessidade de mais agilidade no atendimento aos clientes e de um maior foco nos mesmos, além de um melhor entendimento do Poder Judiciário em relação às fraudes no seguro.

Nuno Vieira (EY)

A pesquisa também identificou que os CEO consideram o regulador como um dos principais viabilizadores da inovação e do crescimento do mercado de seguros. Para isso, entendem como necessário: um maior alinhamento entre os objetivos dos reguladores e as necessidades dos clientes; uma maior flexibilização do ambiente regulatório; mais proatividade do regulador para a abertura de novos mercados; uma regulação mais estável e consistente; e uma abordagem mais inovadora que possa aumentar a competitividade. Quando questionados sobre os principais investimentos previstos para os próximos dois anos, os CEO consideraram os investimentos em tecnologia, em eficiência operacional, na melhoria da experiência do cliente e na expansão dos canais de distribuição. A inteligência artificial também está no radar desses executivos, que consideram que ela terá um papel cada vez mais importante nas estratégias de investimento das empresas do setor.