FIDES Talks: Oportunidades geradas pela transição energética

O Brasil possui uma matriz energética composta 80% por fontes de energias renováveis, entre hidrelétrica e solar. Em 2021, foram gerados 9,8 gigawatts em energia solar no País, mas, enquanto isso, a China gerou 100 gigawatts, evidenciando o quanto ainda podemos avançar nesse campo, afirmou o diretor e Seguros Patrimoniais da Tokio Marine, Sidney Cezarino, em sua apresentação no FIDES Talks durante a Fides Rio 2023.

Frente às evidências inquestionáveis de que o planeta está aquecendo rapidamente, Cezarino considera que seja fundamental a adesão de todos os países ao Protocolo de Paris para, enfim, conseguirmos fazer a transição energética tão necessária.

Sidney Cezarino

E, nesse processo de transição, o setor segurador tem muito a contribuir. Na implantação e na operacionalização de um parque solar, exemplificou ele, os responsáveis não devem prescindir de um seguro de Transportes, de Responsabilidade Civil, de Erros & Omissões, de Riscos de Engenharia, de Riscos Operacionais e de Riscos Nomeados, entre outros.

Assim, segundo o executivo da Tokio Marine, as empresas de seguro precisam estar atentas a essas oportunidades. “Nossa missão é apoiar as indústrias, colocando nossa expertise para criar produtos que atendam realmente as necessidades dos segurados”, afirmou, já ao final de sua breve apresentação.